> Multifuncionais > Calcule o Custo de Impressão
 
 
Segue logo abaixo uma planilha para você calcular o custo da sua impressão/cópia:

É convencionado que a quantidade de cópias anunciado para um determinado cartucho de toner leve em conta que a porcentagem de cobertura da página seja de 5%. O fato é que é comum que em uma impressão colorida, principalmente, essa percentagem ultrapasse os 5%. E dessa porcentagem de cobertura é que depende a quantidade real de cópias que um toner fará.

Tomando como exemplo um toner que tem a capacidade anunciada de 4.000 cópias. Supondo que for necessária a impressão de páginas com 20% de cobertura, esse toner terá a capacidade real de impressão de 1.000 cópias.

Sendo assim, para cada impressão, há um custo específico. E para se ter uma base real desse custo, é necessário saber a porcentagem de cobertura de cada uma das cores presentes nessa impressão.

Uma das possibilidades de obter esse conhecimento é através do software Photoshop. Para tanto, basta instalar o plugin “Inkcoverage”, que pode ser baixado gratuitamente do seguinte link: Inkcoverage.

Após ter baixado o plugin, você terá que copiá-lo para a pasta “Plug-Ins” do Photoshop, ou “Módulos complementares”, se caso a versão for em português.

Tendo seguido esses passos, será possível verificar a porcentagem de cobertura de cada uma das cores de uma imagem. Para que o resultado seja correto, a imagem deve estar no padrão CMYK e corresponder ao tamanho da imagem que vai ser impressa em A4. A resolução não importa. Nesse caso, se a imagem for impressa diretamente do Photoshop, ela deve ter aproximadamente 20X30 cm. E se for impressa de outro software como o CorelDraw, ela deve ser exportada como imagem para depois ser aberta no Photoshop. Uma dica, nesse caso, é colocar um retângulo sobre as margens da página (se esta estiver configurada como A4) para que ela seja exportada no tamanho correto da impressão.

Realizados esses passos, e tendo a imagem aberta no Photoshop, basta ir ao menu “Filter”, opções “Apago” e “Inkcoverage”. Nesse momento aparecerá uma tela com a porcentagem de cobertura de cada cor.

Com esses dados em mão, preencha os campos “Porcentagem de Cobertura” da planilha acima. Nos campos “Custo do Toner”, preencha com o custo total de substituição de cada toner e do Kit Drum, se caso a sua impressora possuir um. Nos campos “Quantidade de Cópias por Toner”, preencha com a capacidade anunciada pelo fabricante (que corresponde a uma cobertura de 5%). No campo “Custo da Folha de Papel”, preencha com o custo unitário da folha. Basta então clicar em calcular e aparecerá o custo específico dessa impressão.

Essa planilha pode ser utilizada tanto para impressoras que possuam cartuchos coloridos, com ou sem kit drum, quanto para impressoras monocromáticas. No caso de impressoras onde não é necessário preencher todos os campos, basta deixa-los em branco que o resultado será apresentado corretamente. Por exemplo, para impressoras monocromáticas basta preencher a coluna relacionada com a cor preta e colocar o custo da folha de papel.

 

 
 
Todos os Direitos Reservados - Pró Cópia - Copyrigth 2009